sexta-feira, 31 de julho de 2009

RIP Sir Bobby Robson


Faleceu na manhã de hoje, aos 76 anos, o treinador inglês Sir Bobby Robson. Há anos ele lutava contra um câncer e, já no ano passado, havia dito publicamente que sua morte era questão de tempo, haja visto que a sua situação, bastante crítica, matinha-se estável mesmo após intenso tratamento de quimioterapia.

Bobby Robson foi treinador do FC Porto por duas temporadas e meia, e por isso deixo aqui minha mensagem de reconhecimento a este excelente profissional e grande figura humana.

Quando cheguei a Portugal, em novembro de 1994, ele era o treinador do FC Porto. Com ele, o FC Porto conquistou uma Taça de Portugal (1993/94) e dois Campeonatos Nacionais (1994/95 e 1995/96, os dois primeiros da campanha que culminaria com o inédito Pentacampeonato português), além de ter chegado às semi-finais da Liga dos Campeões na temporada 1993/94, com direito a uma goleada histórica de 5x0 sobre o Werder Bremen, em território alemão; nas semi-finais o Porto foi eliminado pelo Barcelona.

Foi um dos maiores treinadores que vi no comando do FC Porto. Melhor do que ele, talvez, somente José Mourinho (que, inclusive, treinador-adjunto de Bobby Robson no FC Porto e no Barcelona).

O futebol encontra-se de luto no dia hoje, pois perdeu um grande representante.

Um breve resumo de sua carreira:

Como jogador de futebol, o atacante Bobby Robson marcou sua trajetória ao serviço do Fulham e West Bromwich. Atuou 20 vezes pela seleção inglesa, tendo disputado as Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Porém, foi como treinador que ele se notabilizou e se tornou, para os ingleses, uma verdadeira lenda.

Assumiu o comando do pequeno Ipswich Town em 1969, onde ficou por 13 anos. No clube conquistou uma Taça da Inglaterra (1977/78) e um Taça UEFA (1980/81).

Saiu do Ipswich Town direto para a seleção inglesa, que dirigiu de 1982 a 1990, em um total de 95 partidas.

Levou a Inglaterra às quartas-de-final em 1986, sendo eliminada pela Argentina, no jogo em que Maradona fez o histórico gol de mão ("a mão de Deus") e o gol mais bonito da história das Copas, em que partiu do meio-campo e driblou meio time inglês.

Na Copa de 1990, na Itália, levou a seleção inglesa à semi-final. A Inglaterra foi eliminada nos penaltis pela selelção da Alemanha Ocidental. Até hoje, esta foi a melhor campanha inglesa em uma Copa do Mundo fora do território inglês (a Inglaterra foi campeã em 1966, jogando em casa).

Após a seleção inglesa, Sir Bobby Robson assumiu o PSV Eindhoven, da Holanda. Com o PSV foi duas vezes campeão holandês.

Antes de chegar ao FC Porto, ele treinou o Sporting de Lisboa. De onde foi demitido em dezembro de 1993, após uma eliminação precoce na Taça UEFA. Pinto da Costa, presidente do FC Porto, não perdeu tempo e contratou o treinador inglês.

No comando do FC Porto, Bobby Robson conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e chegou a uma semi-final da Liga dos Campeões.

Trocou o FC Porto pelo Barcelona no verão de 1996. Foi o treinador de Ronaldo naquela que foi, para mim, a melhor temporada do "fenômeno" em toda a sua carreira. No Barcelona Bobby Robson conquistou praticamente tudo que disputou: Supertaça Espanhola, Copa do Rei da Espanha e Taça das Taças (Recopa Europeia). Faltou apenas a Liga Espanhola. Na temporada seguinte assumiu um cargo de "manager" do clube, enquanto o holandês Louis van Gaal foi contratado para a função de treinador.

Em 1999 ele foi para o Newcastle, onde ficou por 5 temporadas, quando se afastou do futebol devido ao agravamento da doença. No Newcastle fez um trabalho de recuperação, tirando o clube das posições do fundo da tabela, levando a um 4º lugar na temporada 2000/01 e um 3º lugar na temporada 2001/02, que renderam ao clube duas participações consecutivas na Liga dos Campeões.

Após o quinto diagnóstico de câncer, em 2004, Sir Bobby Robson abandonou a carreira de treinador, afastando-se do futebol, embora tenha continuado a trabalhar como consultor.

Em março de 2008 ele fundou a "Sir Bobby Robson Foundation" e em oito meses conseguiu arrecadar 1 milhão de Libras, valor destinado às pesquisas sobre o câncer.

18/02/1933 - 31/07/2009 - Descanse em Paz.

Nenhum comentário: