domingo, 2 de agosto de 2009

Entrevista com Andreas Kisser (Sepultura)


Entrevista elaborada para o site Recife Metal Law.

Link para a entrevista no site: http://www.recifemetallaw.com.br/index.php?link=materias&id=1777

O Sepultura tocará em Recife no próximo dia 08 de agosto, no Clube Português, apresentando aos fãs pernambucanos o novo álbum, “A-Lex”. O guitarrista Andreas Kisser falou sobre o novo álbum da banda, a turnê com o Angra e trouxe também algumas novidades e planos para o futuro próximo, como a possibilidade de um show especial em celebração aos 25 anos do Sepultura. Além disso, Andreas também falou a respeito de seu álbum solo (Hvbris I & II), de shows com o projeto Hail! e um pouco de política. Confira abaixo a entrevista do Recife Metal Law com Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

Recife Metal Law – O “A-Lex” foi o segundo álbum do Sepultura baseado em um livro. Por já terem uma experiência anterior, com o “Dante XXI”, o trabalho de adaptação de livro para música foi mais fácil?

Andreas Kisser – Sem dúvidas! A “Divina Comédia” é um livro bem mais complicado em comparação com a “Laranja Mecânica”. Por ter sido a primeira vez, o “Dante XXI” foi um pouco mais difícil, mas foi muito motivante. O livro é fantástico e tem muitas opções, poderíamos ter feito 20 discos só com ele. Foi uma bela experiência e por isso decidimos fazer o mesmo com o novo disco, desta vez com um livro totalmente diferente, mas muito inspirador também. A entrada do Jean também trouxe mais idéias, talento e vontade, o que facilitou muito o trabalho.

Recife Metal Law – “A Laranja Mecânica” é um livro que traz à tona a discussão a respeito da “liberdade” humana. É possível passar horas e horas a discutir até que ponto o ser humano diante de tantos condicionamentos (leis, regras morais, religiosas, etc.). O Sepultura sempre se preocupou com questões como essa, então, qual é a tua visão de “liberdade”? Você se sente “livre”?


Andreas
– A liberdade é uma ilusão, numa sociedade totalmente voltada para o consumo, num sistema onde o dinheiro é mais importante do que qualquer outra coisa, ser livre é ser rico. Assim você pode viajar, ir aonde bem quiser e ter o que a sociedade te obriga a comprar. A liberdade real não tem nada a ver com o mundo em que a gente vive. Ser livre realmente é ter condições de elevar a condição do cérebro humano sem religião, política, preconceitos, regras, nações, fronteiras, dogmas e toda esta merda que mantém o ser humano parado, sem evoluir.


Recife Metal Law
– Vocês pensam em continuar a usar livros como inspiração para os próximos álbuns? Se sim, já cogitaram a hipótese de adaptar algum livro de língua portuguesa, como José Saramago, um autor bastante politizado e que traz em suas obras reflexões a respeito das instituições sociais e do comportamento humano?


Andreas – Não tenho idéia ainda do que vamos fazer no próximo disco, claro que a possibilidade de usar outro livro está aberta, mas isto vai depender de muita coisa ainda. Estamos no começo da tour do “A-Lex” e estamos coletando idéias para os próximos trabalhos. Creio que o Saramago seria uma bela opção.


Recife Metal Law – O A-Lex é o primeiro álbum com a participação do Jean Dolabella na bateria. Como foi trabalhar com o Jean? Em termos musicais e de composição, o que ele trouxe ao Sepultura para além de um novo gás e mais disposição?

Andreas – Trouxe muita técnica! Ele é um músico diferenciado, nunca toquei com um baterista como ele, sensacional! Ele não tem medo de testar nada na música, de experimentar. Muitos dos riffs para o “A-Lex” foram criados a partir de ‘jams’ espontâneas, coisa que não existia no Sepultura.

Recife Metal Law – O Sepultura sempre foi uma banda inovadora. Já gravou com artistas como Carlinhos Brown, os finlandeses do Apocalyptica e Zé Ramalho (trilha de Lisbela e o Prisioneiro). O “A-Lex” nos traz uma excelente versão da 9ª Sinfonia de Beethoven. Como foi fazer uma releitura de uma música clássica?

Andreas – Foi o maior desafio de todo o trabalho. Um disco baseado na “Laranja Mecânica” não poderia faltar a Nona de Beethoven. Eu acho a Música Clássica muito pesada naturalmente. Trabalhos de Beethoven, Bach, Wagner e tantos outros são muito densos, tensos, muito parecidos com o Heavy Metal. A ajuda do maestro Alexey Kurkdjian foi essencial para que a gente pudesse ter feito a versão. Foi muito trabalho, mas eu cresci muito durante o processo. Esta é uma das coisas que um disco conceitual oferece: a quebra dos limites, dos nossos próprios limites.

Recife Metal Law – A banda lançou dois vídeos-clipe do “A-Lex”. A primeira música de trabalho foi “We’ve Lost You”. Depois tivemos o clipe de “What I Do!”. Li em algum lado que haverá um terceiro clipe, para a matadora “The Treatment” (melhor música do álbum, em minha opinião). Vai mesmo rolar esse terceiro clipe? Para quando?

Andreas – Sim, justamente para a “The Treatment”. Vai ser um vídeo totalmente feito em animação e computação gráfica. Já vi alguns rascunhos e acho que vai ser um de nossos melhores clipes. Creio que deve ficar pronto em setembro.

Recife Metal Law – Neste momento vocês estão terminando uma turnê pela Europa. É a segunda tour européia do “A-Lex”. Como tem sido a recepção dos europeus ao novo álbum e às músicas novas ao vivo?

Andreas – Tem sido muito boa. O público realmente conhece o material novo, cantando todas as músicas e curtindo o nosso merchandising também, com a arte do disco. Tem sido tudo muito positivo.

Recife Metal Law – A turnê do “Dante XXI” levou o Sepultura a quatro continentes, 40 países. A turnê do “A-Lex” já conta com 70 shows e 26 países visitados (na Europa e América do Sul). Neste segundo semestre, para além dos shows no Brasil e um festival em Portugal, a banda já tem alguma turnê programada? Um retorno aos EUA ou à Ásia/Oceania, quem sabe?

Andreas – Estamos preparando isso agora. Temos algumas opções, mas nada ainda definido. Uma opção que eu quero muito que role é uma tour com o Kreator nos Estados Unidos em março de 2010. Também estamos preparando uma tour na África do Sul durante a Copa do Mundo.

Recife Metal Law – Em maio vocês começaram uma turnê inédita ao lado do Angra. Pela primeira vez na história as duas maiores bandas de Metal do país juntas. Essa turnê continuará em agosto, passando por Recife no dia 08. Como se deu essa iniciativa de juntarem as duas bandas? Como têm sido os shows?

Andreas – Os shows têm sido fantásticos! As duas bandas estão fazendo shows memoráveis e sempre com uma grande ‘jam’ no final, com todos no palco. A idéia já era antiga; queríamos ter feito essa tour ‘brazuka’ fora do Brasil, mas este é um começo, creio que outras virão, onde vamos juntar grandes nomes do Metal/Punk/Hardcore do Brasil para viajar o mundo.

Recife Metal Law – Vocês chegaram a falar na possibilidade de rolarem shows do Sepultura & Angra pela América do Sul. Existe alguma negociação concreta nesse sentido?

Andreas – Negociações existem, talvez Chile, Argentina, Venezuela, mas ainda nada confirmado.

Recife Metal Law – Em 2009 o Sepultura completa 25 anos de existência. É um marco na carreira da banda, que merece ser celebrado. A banda pretende ‘presentear’ os fãs com algum lançamento especial (um DVD com imagens dos shows históricos em Cuba e na Índia, por exemplo) ou um show comemorativo?

Andreas – Temos a idéia de juntar o Sepultura com uma orquestra, tocar o “A-Lex” ao vivo do começo ao fim e fazer versões de temas antigos do Sepultura com orquestra. As negociações estão adiantadas e em breve vamos divulgar mais detalhes.

Recife Metal Law – O seu primeiro álbum solo, “Hvbris I & II”, já foi lançado na Europa. Quando os fãs brasileiros poderão adquirir este álbum? Quero dizer, existe previsão para o lançamento desse trabalho por algum selo brasileiro?

Andreas – Já saiu na Europa. Nos Estados Unidos sai no final de agosto. E espero que as gravadoras daqui e da Holanda resolvam logo os detalhes e oficializem o lançamento aqui no Brasil o mais breve possível.

Recife Metal Law – Ainda sobre o “Hvbris I & II”, você pretende fazer shows solos em divulgação do álbum ou a prioridade no momento é divulgar o “A-Lex” e tocar o máximo possível com o Sepultura?

Andreas – Eu tenho feito shows aqui no Brasil e estou preparando uma tour para novembro na Europa e, claro, tocar com o Sepultura e ainda com o projeto Hail!, que vai fazer uma tour na Escandinávia em setembro.

Recife Metal Law – Da última vez que te entrevistei, fiz uma pergunta a respeito do governo Lula. Desta vez, eu gostaria de saber tua opinião a respeito da eleição do Barack Obama. Esperança ou “more of the same”? Como o Derrick, americano e negro, reagiu diante desta eleição histórica?

Andreas – Acho que realmente é uma esperança. Parece-me que foi uma votação justa, sem mistérios, recontagem de votos. A era Bush foi a era mais detestável da história dos Estados Unidos, pior do que estava, impossível. Vai ser um trabalho muito duro, mas creio que o Obama vem com o real apoio popular no mundo inteiro e ele traz perspectivas muito positivas. O Derrick curtiu muito. Ele votou também aqui no Brasil, e torce muito por ele.

Recife Metal Law – No próximo dia 08 de agosto o Sepultura vem ao Recife apresentar o “A-Lex” aos pernambucanos. O que os fãs locais podem esperar desse show? E o que o Sepultura espera de mais um show em Recife?

Andreas – Podem esperar muita energia boa e muito som; toda a história da banda, claro mais calcada no “A-Lex”. Os shows em Recife sempre foram muito bons, o público é animal e estamos muito contentes de estar aí de novo... Destroy!!!

Recife Metal Law – Andreas, muito obrigado pela disponibilidade e atenção. Reservo este espaço para que tu deixes uma mensagem final a toda a “Sepulnation”.

Andreas – Obrigado a todos pelo apoio durante estes 25 anos de Sepultura! Sem isto não conseguiria manter o pique. Abraço a todos e até o show!!!

Site: http://sepultura.uol.com.br/v6/ / www.myspace.com/sepultura

Um comentário:

Daniel Silva disse...

Porra. Parabéns pela entrevista. Há um tempo tava querendo fazer isso pro meu blog. Que inveja.

Abraço!