segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SEPULTURA EM RECIFE, 08/08/2009

No sábado passado, dia 08 de agosto, rolou o show do Sepultura no Clube Português. A banda apresentou ao público pernambucano o seu mais recente lançamento, o matador “A-LEX”, em um evento que contou também com o show do Angra, em turnê nacional conjunta das duas maiores bandas de Metal do país.

Nem preciso dizer que sou fã do Sepultura, pois isso é conhecimento público (porra, até gente que não me conhece sabe disso hahahaha). Então, é desnecessário dizer que um show do Sepultura para mim é algo especial e sempre gera uma grande expectativa.

Contudo, devido a alguns fatores singulares, esse dia 08 de agosto de 2009 se tornou ainda mais especial.


Homenagem da torcida Metal Alvirrubro



Antes do show fui ao camarim com Charles da Metal Alvirrubro, para entregarmos a cada integrante da banda uma camisa em homenagem aos 25 anos do Sepultura, desenhada por Charles exclusivamente para a ocasião.

Ficamos lá no camarim, entregamos as camisas e conversamos um pouco com os caras.

Registramos a entrega das camisas em foto. Levei meu “trapo” do “SepulNáutico” para compor melhor a imagem. :)

Além de Charles, entraram também meu amigo Pajé e a namorada de Charles. E eles puderam constatar que os caras são todos simpáticos e atenciosos, sem nenhum ‘estrelismo’. É isso que diferencia o Sepultura de muita banda por aí... Attitude and Respect!

Faço aqui o agradecimento a todos integrantes da banda, incluindo André Dellamanha (apesar do comentário sobre o estádio da Luz). E em especial ao Andreas, pela atenção e disponibilidade de sempre.


O SHOW!


O último show do Sepultura em Recife foi no Abril Pro Rock de 2007, ou seja, há mais de dois anos. Na altura, a banda se apresentou na capital pernambucana pela primeira vez com a sua nova formação, tendo Jean Dolabella nos comandos das baquetas.

Em fevereiro de 2008 fui a Fortaleza sacar o show dos caras e pude perceber como a banda tinha evoluído desde o show do APR no ano anterior e como o Jean estava muito mais integrado e entrosado.

Com o ‘A-LEX’ esta evolução se tornou ainda mais evidente, notando-se claramente a enorme contribuição de Jean, que trouxe um novo gás e também muita técnica para o Sepultura.

Esperava ansioso por um show desta turnê. Os vídeos que apareciam na net já deixavam uma coisa bastante clara: as novas músicas funcionam muito bem ao vivo. Por isso, a expectativa de poder ver/ouvir petardos como “Moloko Mesto”, “What I Do!”, “Conform” e a matadora “The Treatment” era enorme.

Por volta de 1h17m já do dia 09 a banda subiu ao palco e após a intro com uma das músicas instrumentais “A-Lex”, começaram a soar os primeiros riffs de “Moloko Mesto”, violenta e enérgica tal qual o grupo comandado pelo deliquente Alex, não tinha como começar o show de melhor forma. A banda emendou com mais duas músicas novas, “Filthy Rot” e a pauleira de “What I Do!”.

Sem descanso para os ouvidos, um clássico do Heavy Metal: “Refuse/Resist”, cantada a uníssono por um Clube Português com um bom público presente. Na seqüência, “Convicted in Life”, do “Dante XXI”, música que, na minha opinião, combina muito bem com “Refuse/Resist”.


Uma breve pausa para respirar e a banda começa a executar “We’ve Lost You”, primeira música de trabalho do “A-LEX”. Momento digno de registro: essa música ao vivo é, simplesmente, espetacular! É de impressionar a excelente sincronização da música com o jogo de luz. Sem dúvida, em termos de espetáculo, um dos momentos mais altos da apresentação dos caras.

“A-LEX II” já anunciava o que viria a seguir... A melhor música do novo álbum, e, para mim, o mais novo clássico do Sepultura: “The Treatment”! É uma das músicas mais pesadas e rápidas do “A-LEX” e ao vivo ficou muito foda. Agora é ficar à espera do clipe, que deve sair em setembro.

A banda continuou a “destruição” resgatando alguns dos grandes clássicos que compõem os 25 anos de sua história. “Dead Embryonic Cells”, “Troops of Doom” (que roda foi aquela?! Hahaha) e “Sceptic Schizo / Escape to the Void” e “Inner Self” são para acabar com qualquer pessoa! Perfeito.

Depois dessa matadora seqüência, os caras mandaram o hino “Sepulnation”, canção que deveria ser sempre executada ao vivo, pois além de ser muito boa, tem um significado que vai muito além da música em si... “Rise up, Sepulnation!”.

Mais dois clássicos do Heavy Metal mundial, “Territory” e “Arise” quase colocam o Clube Português abaixo!

Para finalizar, os caras mandaram a potente “Conform” e fecharam com a mais do que clássica e esperada... “Roots Bloody Roots”, que fez o Clube Português estremecer!

A energia que o Sepultura transmite ao vivo é impressionante! Poucas são as bandas de Heavy Metal que conseguem fazer um show tão espetacular em todos os sentidos: qualidade do som, estética e energia.

Qualidade no som é algo imprescindível em qualquer apresentação ao vivo e o Sepultura sabe como poucos se fazer ouvir em alto e bom som. Pela primeira vez o público de um show no Clube Português pôde ouvir um som de qualidade.

De se ressaltar o cuidado com a apresentação como um todo. A sincronização entre música e luzes foi um espetáculo à parte. Nenhuma outra banda nacional apresenta um show tão bem cuidado e executado como o Sepultura.

Além, claro, da marca registrada da banda: a sensacional presença de palco. Aquilo não é apenas um show, é uma verdadeira aula de Heavy Metal.

Enfim, todas essas características fazem de uma apresentação do Sepultura algo diferenciado. E na tour do “A-LEX”, com um excelente material em mãos, a banda tem se notabilizado e demonstrado que está mais viva do que nunca e pronta para muitos mais anos de estrada. Que venha o próximo show em solo pernambucano!

Quase que eu me esquecia... Ao fim do show Sepultura, rolou uma jam com os caras do Angra. As duas maiores bandas de Heavy Metal do Brasil, juntas no palco, mandando clássicos do Rock’n Roll: “Immigrant Song” (Led Zeppelin) e “Paranoid” (Black Sabbath).

SET LIST DO SEPULTURA:

1- A-LEX I/MOLOKO MESTO
2- FILTHY ROT
3- WHAT I DO!
4- REFUSE/RESIST
5- CONVICTED IN LIFE
6- WE´VE LOST YOU
7- A-LEX II/THE TREATMENT
8- DEAD EMBRYONIC CELLS
9- TROOPS OF DOOM
10- SEPTIC SCHIZO/ESCAPE TO THE VOID
11- INNER SELF
12- SEPULNATION
13- TERRITORY
14- ARISE
15- CONFORM
16- ROOTS BLOODY ROOTS

SEPULTURA & ANGRA

IMMIGRANT SONG (LED ZEPPELIN)
PARANOID (BLACK SABBATH)

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de propor uma troca de links. O Vermelho de Luta...!!! é dedicado ao Clube Náutico Capibaribe, Recife/PE.
Aguardo contato, e agradeço pela atenção.
FLJ. fernando@vermelhodeluta.com

Daniel Silva disse...

muito foda!