sexta-feira, 20 de maio de 2011

♫ O Porto ganhou a Taça, como em 2003 ♫


Na última quarta-feira, ao bater o Sporting Braga por 1x0 na final da Liga Europa, o FC Porto voltou a fazer história no futebol europeu e mundial. Conquistou o seu sétimo título internacional, o quarto no século XXI (entre os europeus, apenas o AC Milan conquistou mais títulos internacionais no corrente século, foram 5).

Após um jogo muito complicado, ante um adversário que se recusou a jogar futebol, limitando-se a se defender, à espera de um contra-ataque ou um erro azul e branco, os portistas chegaram ao gol da vitória perto do intervalo, por intermédio, inevitavelmente, do matador Falcao, artilheiro absoluto da Liga Europa e recordista de gols em uma única edição de uma competição europeia – tendo ampliado o seu recorde, chegando aos 17 gols (o recorde anterior pertencia ao alemão Jurgen Klinsmann, que marcara 15 gols em 1995/96 pelo Bayern Munique, na Taça UEFA).

E como dizia a canção dos Super Dragões, “Venceremos, venceremos. Venceremos outra vez. O Porto vai ganhar a Taça, como em 2003”, o FC Porto levantou a sua segunda Taça UEFA/Liga Europa da história, tal como fizera em 2002/03, quando, na altura, batera o Celtic Glasgow na final disputada em Sevilla.

O sétimo título internacional dos Dragões os colocou à frente do Manchester United no quadro de honra de títulos internacionais conquistados por clubes europeus. O FC Porto é agora o 9º clube europeu com mais troféus em competições internacionais reconhecidas pela UEFA.

Esta conquista azul e branca se soma aos dois outros títulos já celebrados em 2010/11: a Supertaça Cândido de Oliveira e o Campeonato Português (ganho de forma invicta). Além disso, ainda se poderá juntar a estes triunfos mais um trófeu: a Taça de Portugal, cuja final será no próximo domingo e o FC Porto terá o Vitória de Guimarães pela frente.

Se os portistas conquistarem a Taça de Portugal, atingirão mais alguns feitos histórios: será a segunda “tríplice coroa” de sua história (em 2002/03 o FC Porto ganhou a Taça UEFA, o Campeonato e a Taça de Portugal); o primeiro tricampeonato na Taça (os azuis e brancos nunca conquistaram a Taça por três vezes consecutivas), o que valerá seu 16º título desta competição no geral; e, por fim, mas não menos importante, o FC Porto se tornará o clube português com mais títulos oficiais, 69 – atualmente possuem 68, tal qual o seu maior rival, benfica.

O mais jovem treinador a vencer uma final europeia

O jovem treinador André Villas-Boas, que assumiu o seu cargo do sonho (como bom portuense e portista que é) há menos de um ano, não para de quebrar recordes e fazer história. Depois de comandar o primeiro título invicto da história do clube, Villas-Boas se tornou o mais jovem treinador a vencer uma final europeia, com 33 anos, 7 meses e 1 dia.

Pinto da Costa e uma promessa

No ano passado, o presidente Pinto da Costa havia feito uma promessa: “Vou voltar a ganhar, não só cá, como lá fora”. Como, para este homem, promessa é dívida, um ano depois lá cumpriu o que prometera aos portistas. Enorme!

Campeão de um torneio europeu com maior número de gols marcados

A trajetória de 15 jogos, 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas dos campeões da Liga Europa foi marcada pela concretização de 37 gols. Com este feito, os portistas se tornam os campeões de um torneio europeu com maior número de gols assinalados. Marca esta que é fruto da veia ofensiva deste time, que joga para vencer e sempre busca os gols.

Então, são dois os recordes assinalados por este Porto ofensivo e com sede de gols: melhor ataque de sempre de um campeão na Europa e o maior artilheiro de sempre em uma competição europeia (Falcao).

Os sete títulos internacionais do FC Porto

2 Mundiais Interclubes – 1987; 2004

2 Ligas dos Campeões – 1986/87; 2003/04

2 Taças UEFA/Liga Europa – 2002/03; 2010/11

1 Supertaça Europeia – 1987

Neste século, ninguém vence mais na Europa

Com a conquista da segunda Taça UEFA da sua história, o FC Porto soma 22 títulos no século XXI, uma marca única em toda a Europa. Com sete campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, seis Supertaças, uma UEFA Champions League, duas Taças UEFA/Europa League e uma Taça Intercontinental, o FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI.

Top 10 dos clubes europeus com mais títulos no século XXI:

1.º - FC Porto (Portugal), 22 título

2.º - Dínamo Zagreb (Croácia), 17

3.º - Bayern Munique (Alemanha) e Manchester United (Inglaterra), 16

5.º - Lyon (França) e Rangers (Escócia), 15

7.º - Olympiacos (Grécia), Inter (Itália), Barcelona (Espanha) e Shaktar Donetsk (Ucrânia), 14

Mar de gente invadiu o centro do Porto


Os campeões da Liga Europa foram recepcionados por um mar de gente nas ruas do centro da cidade invicta. Cerca de 200 mil portistas pintaram as ruas e avenidas de azul e branco, a fim de verem os mais novos campeões da Liga Europa e celebrar com eles mais esta conquista dos Dragões além fronteiras.

“Já vencemos. já vencemos. Já vencemos outra vez. O Porto ganhou a Taça. Como em 2003”.

Nenhum comentário: