sábado, 21 de maio de 2011

A 90 minutos da perfeição


Depois da histórica conquista da Liga Europa na passada quarta-feira, 18 de maio, em que celebrou o seu sétimo título internacional (http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/05/o-porto-ganhou-taca-como-em-2003.html), o FC Porto se encontra a 90 minutos de encerrar uma temporada brilhante, inesquecível e, por que não dizer, perfeita.

Amanhã, os azuis e brancos vão ao degradado Estádio do Jamor (Oeiras, região de Lisboa) disputar a quarta final de Taça de Portugal consecutiva (a sétima nas últimas 10 edições), em busca do inédito tricampeonato da Taça (16ª conquista no total), título que coroaria a excelente temporada 2010/11, fechando com chave de ouro uma época fantástica.

O adversário que se segue é o Vitória de Guimarães, clube que terminou o Campeonato em 5º lugar e que já disputou a final da Taça de Portugal quatro vezes, tendo sido derrotado em todas as oportunidades – uma delas para o FC Porto, 1x0 em 1987/88.

Aos Dragões, esta final de Taça de Portugal representará muito mais do que a simples conquista de mais um título. Depois de abrirem a temporada com a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, passando pela consagração de campeões nacionais de forma invicta (http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/05/porto-mui-nobre-e-invicto-campeao.html), chegando ao título da Liga Europa, os portistas terão a oportunidade de levantar o quatro trófeu na temporada 2010/11.

Mais, ser campeão da Taça de Portugal significará ao FC Porto o atingir de alguns feitos históricos:

- A segunda tríplice coroa (ou triplete) de sua história (Liga Europa/Taça UEFA + Campeonato + Taça). O primeiro clube a obter tal feito.

- O primeiro tricampeonato na Taça de Portugal em sua história.

- Ultrapassar o Sporting no cômputo geral de Taças. Atualmente os rivais estão empatados em 15 conquistas.

- Por fim, mas não menos importante, o FC Porto ultrapassaria o seu maior rival, benfica, em número de títulos oficiais. Hoje os dois rivais estão empatados em 68 x68, e este seria o 69º título oficial dos azuis e brancos em toda a história.

Ou seja, será uma final que valerá muito mais do que se pode imaginar. É mais um jogo em que o FC Porto poderá escrever linhas douradas na história do clube e do futebol português.

Trajetória para chegar à final

O FC Porto chega à final após eliminar, sucessivamente: Limianos (4-1), Moreirense (1-0), Juventude de Évora (4-0), Pinhalnovense (2-0) e Benfica (0-2, 3-1).

O Guimarães, por sua vez, chega à chega a decisão tendo eliminado, sucessivamente: Malveira (4-0), Portimonense (2-1), Torreense (2-0), Merelinense (2-0) e Académica (1-0, 0-0).

Histórico de confrontos

Esta será a segunda vez em que FC Porto x Vitória de Guimarães se enfrentarão em uma final da Taça de Portugal. Em 1987/88 o FC Porto conquistou a sua 6ª Taça de Portugal de sua história ao bater o Guimarães por 1x0, com gol de Jaime Magalhães.

Os dois clubes do Norte já disputaram 13 jogos a contar pela Taça de Portugal, com larga vantagem para os portistas:

9 vitórias do FC Porto (69%)

1 empate (8%)

3 vitórias do Guimarães (23%)

No cômputo geral de todos os confrontos, os azuis e brancos também levam grande vantagem, ao fim de 147 jogos:

91 vitórias do FC Porto (62%)

34 empate (23%)

22 vitórias do Guimarães (15%)

Na temporada 2010/11, foram dois jogos pela Liga Portuguesa. Em Guimarães, houve um empate por 1x1 (em que o árbitro prejudicou bastante o FC Porto); e no Dragão os campeões nacionais venceram por 2x0.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto.

Defesas: Maicon, Alvaro, Rolando, Sereno e Sapunaru.

Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Rúben Micael e Fernando.

Avançados: Mariano, Hulk, Varela, Walter e James.

O jogo: disputa-se amanhã, domingo, 22/05/2011, no Estádio do Jamor, às 13h (Brasília).

TRANSMISSÃO: RTP Internacional.

Conclusão

Estão aí alguns dados e algumas referências para se compreender melhor a importância histórica, enfim, tudo o que representa este jogo.

Esta conquista coroará uma temporada memorável do FC Porto, que se encontra a 90 minutos da perfeição.

A história nos aguarda.

Força Porto, allez!

PS. A imagem acima é uma péssima tentativa de adaptação desta aqui: http://1.bp.blogspot.com/-KbLAA0SkR7M/TdbJpP6f78I/AAAAAAAAAdg/Bos26QatCT4/s1600/Untitled-1.jpg

Nenhum comentário: