segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inesquecível, mas que ninguém diga irrepetível


A temporada 2010/11, que se encerrou ontem, pode ser considerada a melhor de todos os tempos na longa e gloriosa história do FC Porto.

A conquista da 16ª Taça de Portugal de seu palmarés, tendo trucidado o Vitória de Guimarães com uma goleada avassaladora de 6x2, fechou com chave de ouro uma época fantástica dos Dragões, que ficará para sempre guardada nas memórias de todos os portistas.

A vitória esmagadora na final da Taça de Portugal foi um espelho do que este FC Porto assombroso de André Villas-Boas fez ao longo de toda a temporada 2010/11: partir para cima do adversário; não dar hipóteses de gostarem do jogo ou de terem o controle da posse de bola; meio-campo dominador, ataque demolidor. Foi um FC Porto à sua imagem e semelhança, e o resultado final serviu para coroar o tricampeonato inédito na Taça de Portugal.

De registrar, entretanto, a postura do Vitória de Guimarães, que procurou sempre jogar futebol e, por isso, proporcionou a possibilidade de termos um grande jogo de futebol. Ao contrário, por exemplo, da atitude covarde demonstrada pelo Sporting Braga, que se recusara a jogar futebol na final da Liga Europa e, por isso, não se pôde ver um bom jogo, pois apenas os azuis e brancos estavam dispostos a jogar.

O título na Taça de Portugal representou a 4ª conquista do FC Porto em 2010/11: Supertaça de Portugal; Campeonato Nacional; Liga Europa e Taça de Portugal.

O primeiro clube do Mundo a conquistar duas tríplices coroas

Considera-se “tríplice coroa” quando um clube consegue vencer na mesma temporada uma competição continental (Liga dos Campeões ou Liga Europa), o Campeonato Nacional e a Taça Nacional.

Como em 2002/03, o FC Porto garantiu ontem a segunda tríplice coroa de sua história e, assim, passou a ser o primeiro clube do Mundo a atingir tal feito.

O clube com mais títulos em Portugal

Há 29 anos, o FC Porto era o terceiro clube português em títulos conquistados. Até então, os portistas haviam celebrado 16 títulos oficiais.

Passados 29 anos, tendo o grande presidente Pinto da Costa ao leme do clube ao longo deste tempo, o FC Porto conquistou ontem o seu 69º título oficial de sua história (62 a nível nacional, 7 internacionais), ultrapassando assim o seu grande rival na lista de títulos oficiais conquistados por clubes portugueses.

O ranking de troféus oficiais conquistados por clubes portugueses ficou assim:

1º. FC Porto, 69 (62 nacionais, 7 internacionais)

2º. benfica, 68 (66 nacionais, 2 internacionais)

3º. Sporting, 45 (44 nacionais, 1 internacional)

4º. Boavista, 9

5º. Belenenses, 7

Eis a lista dos 69 títulos oficiais conquistados pelo FC Porto em sua história:

Taça Intercontinental/Mundial Interclubes: 2

Taça dos Campeões da Europa/Liga dos Campeões: 2

Taça UEFA/Liga Europa: 2

Supertaça Europeia: 1

Campeonato Nacional: 25

Campeonato de Portugal: 4

Taça de Portugal: 16

Supertaça de Portugal: 17

O clube europeu com mais títulos no Séc. XXI

Com a conquista da 16ª Taça de Portugal de sua história, o FC Porto soma 23 títulos no século XXI, uma marca única em toda a Europa. Com sete campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal, seis Supertaças, uma UEFA Champions League, duas Taças UEFA/Europa League e uma Taça Intercontinental, o FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI.

Top 10 dos clubes europeus com mais títulos no século XXI:

1.º - FC Porto (Portugal), 23 títulos

2.º - Dínamo Zagreb (Croácia), 17

3.º - Bayern Munique (Alemanha) e Manchester United (Inglaterra), 16

5.º - Lyon (França) e Rangers (Escócia), 15

7.º - Olympiacos (Grécia), Inter (Itália), Barcelona (Espanha) e Shaktar Donetsk (Ucrânia), 14

2010/11, uma temporada de números históricos e incontestáveis

O FC Porto conquistou o Campeonato Nacional de forma invicta, com 27 jogos e 3 empates ao fim de 30 rodadas. Teve o melhor ataque, melhor defesa, artilheiro (Hulk) e vice-artilheiro (Falcao) do Campeonato; melhor ataque de sempre de um campeão de torneio da UEFA, maior artilheiro de sempre em uma competição da UEFA (Falcao). Esmagador!

Além de um campeonato perfeito, os portistas já haviam aberto a temporada com uma vitória incontestável sobre o benfica na Supertaça de Portugal (2x0) e passearam sua classe e superioridade também pela Liga Europa e Taça de Portugal.

Confira alguns números do FC Porto 2010/11:

Total:

Jogos: 58

Vitórias: 49 (84,5%)

Empates: 5

Derrotas: 4

Gols Marcados: 145

Gols Sofridos: 42

Como pode se ver, o FC Porto fechou a temporada com 49 vitórias em 58 jogos que disputou. Só não venceu em 9 oportunidades, sendo que sofreu apenas 4 derrotas. Venceu 84,5% dos jogos que disputou.

Em termos de aproveitamento dos pontos disputados, os números são ainda maiores: 87,3% - esse é o percentual de aproveitamento de pontos pelos portistas.

Não se pode deixar de destacar o ataque: 145 gols marcados em 58 jogos. Média de 2,5 gols por jogo.

Campeonato:

Jogos: 30

Pontos: 84

Vitórias: 27

Empates: 3

Derrotas: 0

Gols Marcados: 73

Gols Sofridos: 16

Os campeões nacionais venceram 90% dos jogos que disputaram no Campeonato, tendo um aproveitamento de 93,3% dos pontos que disputou. Brutal!

Ao fim do campeonato, o FC Porto deixou o vice-campeão a 21 pontos de distância. Maior vantagem de um campeão sobre o vice-campeão em toda a história do Campeonato Português.

Jogos marcantes

Em uma temporada tão espetacular como esta, não podia faltar a este texto uma pequena lista de jogos marcantes e inesquecíveis, e fora vários.

Abrir a época com um título: Supertaça de Portugal

O primeiro foi a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira, jogo em que foi dado o primeiro grito de revolta e que foi determinante para a virada que se viu em toda a temporada. O benfica entrou na decisão praticamente com o título na mão; se dependesse da CS de Lisboa, nem era necessário que houvesse o encontro, tamanha era a superioridade do Regime (segundo eles, claro). O FC Porto foi superior ao longo dos 90 minutos e nem o João “pode ser” Ferreira, com sua péssima arbitragem (para dizer o mínimo), foi capaz de evitar a vitória indiscutível dos azuis e brancos: 2x0 e o primeiro trófeu de 2010/11 estava garantido.

Goleada humilhante e histórica: FC Porto 5x0 benfica

Os vermelhos e a CS de Lisboa não aprendem. É algo mesmo intrigante. Então, apesar de o FC Porto ter vencido a Supertaça e de chegar ao confronto do Estádio do Dragão invicto e com larga vantagem, diziam que os portistas não eram assim tão fortes e que o benfica tinha chances de vencer. Pumba! 5x0 na cabeça! Uma goleada humilhante, que deixou o clube vermelho de rastos.

Campeões nacionais no estádio do rival

A 25ª rodada do Campeonato reservou ao FC Porto a histórica possibilidade de ser campeão nacional em pleno estádio do seu maior rival. Com mais uma vitória incontestável, os Dragões conquistaram o título nacional com 5 rodadas de antecipação e tiveram que celebrar em um estádio apagado e com o gramado sendo regado, em atitude ridícula, mesquinha e antidesportiva do clube que se autoproclama o paladino da moral e verdade desportiva em Portugal.

Duas goleadas despacharam os russos do Spartak

Nos quartos-de-final da Liga Europa o FC Porto teve pela frente os russos do Spartak Moscou. A princípio, um adversário respeitável que acabara de eliminar o tradicional Ajax.

Contudo, o que se viu em campo, nos dois jogos, foi uma superioridade irrefutável do FC Porto. No Dragão, os portistas espetaram 5x1 e em Moscou, 2x5. Fechou a eliminatória com um espetacular 10x3 no somatório dos dois jogos.

A remontada na Taça de Portugal

A 20 de abril, duas semanas depois de se sagrar campeão nacional no estádio do seu maior rival, o FC Porto voltou mais uma vez àquele estádio. E tinha tarefa dificílima pela frente: reverter uma derrota de 0x2 que sofrera no Estádio do Dragão.

Para a CS de Lisboa, eram favas contadas. Diziam que o benfica já era finalista da Taça de Portugal. Não aprendem nunca!

Em 29 minutos, o FC Porto deu a volta ao resultado, fez 0x3 e nem o pênalti mal assinalado pelo árbitro, que deu o 1x3, foi suficiente para evitar o inevitável: a incrível remontada azul e branca!

E o FC Porto, passadas duas semanas, voltou a festejar em pleno estádio do seu maior rival.

5x1 em uma semifinal europeia – é para poucos!

Para muitos, FC Porto x Villareal era a final antecipada da Liga Europa. Frente a frente os dois times que melhor futebol praticavam, os dois melhores ataques da competição.

Ao intervalo, os espanhóis venciam por 0x1 no Estádio do Dragão. Ao fim dos 90 minutos, voltaram para a Espanha com a eliminação carimbada: o FC Porto trucidou e humilhou o “submarino amarelo” com uma histórica e inimaginável goleada de 5x1.

O jogo de volta, na Espanha, foi apenas para cumprir tabela, pois o finalista já estava decidido ao fim dos primeiros 90 minutos da eliminatória.

A final da Liga Europa – FC Porto 1x0 Sporting Braga

18 de maio de 2011, Dublin Arena. Após vencer o Sporting Braga por 1x0, o FC Porto conquistou a sua segunda Taça UEFA/Liga Europa, o seu sétimo troféu internacional.

FC Porto 6x2 Vitória de Guimarães, o fechar de uma temporada de ouro

Que o FC Porto era o favorito, isto ninguém discutia. Mas ninguém esperava uma goleada acachapante por parte dos azuis e brancos. Mais uma vitória incontestável, para que ninguém pusesse defeito.

E, assim, os Dragões fechavam com chave ouro uma temporada fantástica, memorável e, definitivamente, histórica.

“Este é o nosso destino” “Inesquecível, mas que ninguém diga irrepetível”, afinal, “Este é o nosso destino”.

Nenhum comentário: