segunda-feira, 16 de maio de 2011

FINAL DA LIGA EUROPA - Antevisão: FC Porto x Sporting Braga


Depois de fazer história ao se sagrar campeão português invicto, encerrando o Campeonato nacional com 27 vitórias e 3 empates em 30 jogos (http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/05/porto-mui-nobre-e-invicto-campeao.html), o FC Porto vai a Dublin em busca de mais uma taça – a Liga Europa.

Esta será a terceira final europeia do FC Porto no Séc. XXI, o que coloca os azuis e brancos ao lado de Barcelona, Manchester United, Milan e Liverpool como os clubes que mais finais continentais disputaram no século corrente.

Em 2002/03, o FC Porto foi a Sevilha derrotar o Celtic Glasgow por 3x2, conquistando, desta forma, a Taça UEFA daquela temporada. De ressaltar, que a Liga Europa é a competição sucessora da antiga Taça UEFA, na medida em que se o FC Porto se sagrar campeão da Liga Europa 2010/11, este será o seu segundo título nesta competição.

Em 2003/04, por sua vez, o FC Porto conquistou o seu segundo título de Campeão Europeu, ao bater o Mônaco por 3x0 na final da Liga dos Campeões, então disputada em Gelsenkirchen.

Já em 2010/11, o adversário que se segue é o Sporting Braga, o que torna esta final ainda mais especial, uma vez que colocará dois clubes portugueses frente a frente em uma decisão continental (algo inédito na história do futebol lusitano).

Será uma final entre dois clubes do Norte de Portugal, o que tem o seu valor simbólico, ao lembrarmos que Portugal é um país desigual, na medida em que as regiões, como o Norte, sofrem bastante com o ranço do Centralismo que tudo concentra na capital Lisboa – seja o poder econômico-financeiro, político, cultural, etc.

Para os Dragões, que chegam a sua quinta final europeia (não contabilizando as decisões de Supertaças Europeias), o título da Liga Europa, além de representar a sua segunda conquista neste torneio (contando, como já explicado, com a Taça UEFA 2002/03), também significará a sua sétima grande conquista internacional – os seis títulos são: 2 Mundiais Interclubes; 2 Ligas dos Campeões; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia.

O Sporting Braga, por seu turno, chega à sua primeira final internacional e, portanto, ainda busca o seu primeiro trófeu deste nível.

Trajetória para chegar à final

O FC Porto começou a Liga Europa com uma vitória por 0x3 frente ao Genk na Bélgica. No jogo de volta, venceu no Estádio do Dragão por 4x2.

Na fase de grupos, os azuis brancos fizeram uma campanha irrepreensível, foram os primeiros do Grupo L, tendo somado 16 pontos em 18 possíveis, com 5 vitórias e 1 empate e 0 derrotas.

Nas fases eliminatórias seguintes, o FC Porto sempre teve pela frente adversários respeitáveis, eliminando, sucessivamente: Sevilla, CSKA Moscou (2 vitórias), Spartak Moscou (2 goleadas – 5x1 no Dragão, 2x5 em Moscou) e Villareal (com uma goleada de 5x1 no Dragão).

Os portistas têm o melhor ataque da competição (43 gols marcados) e o artilheiro, Falcao, que já fez 16 gols e é o maior artilheiro de sempre de uma competição da UEFA (ultrapassando a marca anterior de 15 gols do alemão Klinsmann).

Foi com vitórias avassaladoras e números incontestáveis que os Dragões construíram a sua trajetória na Liga Europa.

O Sporting Braga, por seu turno, chegou à Liga Europa através da “repescagem” da Liga dos Campeões, uma vez que os bracarenses ficaram em 3º lugar no Grupo H, com 9 pontos – tendo vencido, inclusive, o Arsenal na cidade de Braga.

Antes de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, os “arsenalistas” surpreenderam muita gente ao eliminar Celtic Glasgow e Sevilla nas pré-eliminatórias do maior torneio de clubes do Mundo.

Já na Liga Europa, o Braga eliminou, sucessivamente, Lech Poznan (perdeu por 0x1 fora de casa e venceu 2x0 em casa), Liverpool (0x0 em casa e 0x1 fora), Dínamo Kiev (1x1 em casa, 0x0 fora) e benfica (perdeu 2x1 fora e venceu 1x0 em casa).

Ou seja, apesar do favoritismo que apontam ao FC Porto, há que se respeitar a brava campanha do Braga, que, embora não dê espetáculo e sempre vença por margens mínimas, já deixou pelo caminho clubes como Celtic, Sevilla, Liverpool e Dínamo Kiev (contando Liga dos Campeões e Liga Europa).

Histórico de Confrontos

Esta será a primeira vez que FC Porto x Sporting Braga se enfrentarão em jogo a contar para uma competição europeia. Entretanto, os dois clubes já se defrontaram 131 vezes em toda a história, com larga vantagem para os atuais campeões portugueses:

92 vitórias do FC Porto (70%)

22 empates (17%)

17 vitórias do Braga (13%)

Na atual temporada 2010/11, os dois clubes se encontraram em duas ocasiões, ambas pela Liga Portuguesa e que tiveram vitórias do FC Porto – 3x2 no Estádio do Dragão e 0x2 no Estádio Municipal de Braga.

Embora esta seja a primeira vez que FC Porto x Braga se enfrentem em uma competição europeia e, por conseguinte, também seja a primeira vez que decidam um título continental, estes clubes já disputaram entre si duas finais da Taça de Portugal.

Os portistas se saíram melhor nas duas decisões e conquistaram o título da Taça de Portugal em 1976/77 (vitória por 1x0, gol de Fernando Gomes) e 1997/98 (vitória por 3x1, gols de Aloísio, Jardel e Artur – três brasileiros).

Lista de convocados

Guarda-redes: Helton e Beto.

Defesas: Maicon, Alvaro, Rolando, Sereno, Sapunaru e Otamendi.

Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Rúben Micael e Fernando.

Avançados: Falcao, Hulk, Varela, Walter e James.

O jogo: disputa-se na quarta-feira, 18/05/2011, no Dublin Arena, às 15h45m (Brasília).

TRANSMISSÃO: ESPN (29, Sky), ESPN HD (29-1, Sky), RedeTV (canal aberto e 22, Sky).

Conclusão

Estão aí alguns dados e algumas referências para se compreender melhor a importância histórica, enfim, tudo o que representa este jogo.

Resta-nos esperar pela quarta-feira, confiando sempre neste plantel e no nosso treinador, que têm feito uma época fantástica, a todos os níveis, e que demonstram muita concentração e determinação para continuarem a fazer história.

Não é de se esperar um jogo fácil, evidentemente, contudo, estou convicto de que o FC Porto entrará em campo à imagem e semelhança do que tem feito ao longo de toda a temporada e, assim, terá totais condições para conquistar o sétimo trófeu internacional na história do clube.

“Venceremos, venceremos! Venceremos outra vez! O Porto vai ganhar a Taça, como em 2003!!!”.

Força Porto, allez!

Nenhum comentário: