segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Liga dos Campeões: FC Porto x Shakhtar Donetsk – de volta ao seu habitat natural




Amanhã, 13 de setembro de 2011, o FC Porto receberá, no Estádio do Dragão, o Shakhtar Donestk (Ucrânia), em jogo a contar pela primeira rodada da Liga dos Campeões 2011/12. Podemos dizer que é o retorno dos azuis e brancos ao seu habitat natural, após um ano de ausência, que lhe valeu uma bem sucedida passagem pela Liga Europa, que culminou com o seu segundo título na competição (repetindo, desta forma, o feito de 2002/03, a última vez em que ficara de fora da Liga dos Campeões e, também, conquistara a Taça UEFA, atual Liga Europa).

Os Dragões, duas vezes campeões da Europa (1986/87 e 2003/04), retornam à competição rainha do futebol europeu, como cabeça-de-chave do Grupo G, formado por: FC Porto, Shakhtar Donetsk, Zenit São Petersburgo e Apoel Nicósia.

Atual 6º colocado do Ranking da UEFA, campeão português (invicto) e da Liga Europa, o FC Porto é um dos favoritos do grupo, partindo com o claro objetivo de avançar na competição. Contudo, será preciso muito cuidado, pois terá pela frente dois adversários de respeito, que recentemente fizeram boas campanhas em competições europeias – Shakhtar Donetsk e Zenit São Petersburgo.

Especificamente sobre o adversário de amanhã, o Shakhtar Donetsk é o atual bicampeão ucraniano e 11º colocado no ranking da UEFA (à frente, por exemplo, do AC Milan). Além disso, há dois anos venceu a Taça UEFA (bateram os alemães do Werder Bremen na final). No ano passado, os ucranianos fizeram boa prestação na Liga dos Campeões, tendo vencido o seu grupo que tinha Arsenal e Sporting Braga (que terminou como vice-campeão da Liga Europa), e só pararam diante do campeão europeu, Barcelona, nos quartos-de-final.

O jogo desta terça-feira será a 178ª partida disputada pelo FC Porto na Taça dos Campeões/Liga dos Campeões, a 89ª como mandante. Em toda a história, os portistas venceram 77 vezes, empataram 42 e perderam 58. Em casa, os Dragões venceram 49 vezes, empataram 24 e perderam apenas 15.

Além disso, esta será a 175ª vez que o FC Porto jogará no Estádio do Dragão (inaugurado em 16/11/2003, com vitória portista por 2x0, frente ao Barcelona). Pela Liga dos Campeões, os azuis e brancos já disputaram 27 jogos no Dragão: 13 vitórias, 10 empates e 4 derrotas.

Nos 27 jogos como mandante, o Dragão recebeu um público total de 1.100.378 espectadores, com média de 40.754 por jogo. O maior público foi na semifinal de 2003/04, no empate de 0x0 com o Deportivo La Coruña – 50.818 pessoas presenciaram mais um passo do FC Porto rumo ao título da competição naquela temporada.

Histórico de confrontos:

Esta será a primeira vez que FC Porto e Shakhtar Donetsk se enfrentarão na Liga dos Campeões. Não será, contudo, o primeiro embate entre ambos em jogos a contar por competições europeias.

Em 1983/84, portugueses e ucranianos mediram forças nos quartos-de-final da antiga Taça das Taças (na altura, segunda maior competição de clubes da UEFA).

O FC Porto venceu no Estádio das Antas por 3x2 e foi a Donetsk empatar em 1x1. Naquela ocasião, os portistas foram à final do torneio, onde foram derrotados pela Juventus, de virada, por 1x2 (batidos pela Juventus e por erros da arbitragem, frise-se).

Curiosidade:

Se este será o primeiro encontro entre FC Porto e Shakhtar Donetsk, em jogo a contar pela Liga dos Campeões, lembramos que os Dragões já se cruzaram com o maior rival do Shakhtar, Dínamo Kiev, algumas vezes.

A mais emblemática de todas foi em 1986/87, quando o FC Porto bateu o então campeão da Taça das Taças (e um dos melhores times da Europa) na semifinal da Taça dos Campeões. Os portistas venceram nas Antas e em Kiev pelo mesmo placar: 2x1. Em Viena, sagraram-se campeões da Europa pela primeira vez.

A última vez foi na temporada 2008/09, quando FC Porto e Dínamo Kiev ficaram no mesmo grupo, com uma vitória para cada lado: 0x1 para o Dínamo no Dragão e 1x2 para o FC Porto em Kiev. Naquela ocasião, os azuis e brancos terminaram o grupo como líderes, à frente do Arsenal e, logicamente, dos ucranianos. O time portista foi eliminado nos quartos-de-final pelo Manchester United.

Lista de Convocados:

Guarda-redes: Helton, Bracali.

Defesas: Fucile, Otamendi, Maicon, Mangala e Alvaro Pereira.

Médios: Souza, Fernando, Defour, Belluschi e João Moutinho.

Avançados: Kléber, Hulk, Rodríguez, Varela, James e Djalma.

O jogo: realiza-se amanhã, terça-feira, 13 de setembro de 2011, no Estádio do Dragão, às 15h45m (Brasília).

TRANSMISSÃO: não haverá transmissão ao vivo para o Brasil. A ESPN Brasil transmitirá o VT do jogo a partir das 19h30m.

Estão aí reunidos alguns elementos informativos sobre o jogo de amanhã.

Trata-se de um jogo extremamente importante. Estrear com vitória é primordial. Teremos pela frente um adversário de respeito, portanto, toda atenção é necessária.

Estamos de volta ao nosso habitat natural. Sabe bem voltar ao ambiente que faz parte de nossa natureza.

Força Porto, allez!

Nenhum comentário: