segunda-feira, 21 de março de 2011

Reserbada Ironia


A vida é mesmo repleta de ironias, de momentos únicos e marcantes que trazem em si uma reviravolta tão inesperada que se torna imensamente prazerosa.

Existe algo mais perfeito do que uma bela ironia da vida?

Se a ironia por si só já é algo para lá de interessante, o que falar quando algo que está prestes a se tornar um fato concreto traz consigo a profundidade de uma agradável e imensurável dose da mais pura e insuperável ironia?

Pois é, meus amigos. No dia 03/04/2011 poderemos estar diante de mais uma bela ironia da vida.

Nesta data, o FC Porto irá a Lisboa, enfrentar o seu maior rival em jogo a contar pela 25ª rodada da Liga Portuguesa. Uma vitória azul e branca significará que o título de campeão português voltará para a cidade invicta, mui nobre e sempre leal (será o 18º título dos dragões em 27 anos; o 5º em 6 anos).

É mesmo isto: com cinco rodadas de antecipação o FC Porto (que tem feito uma campanha histórica, com 22 vitórias e 2 empates em 24 jogos que disputou) poderá se sagrar campeão no terreno de seu maior rival histórico.

Engana-se, entretanto, quem pensa que a ironia se encontra no “simples” celebrar do título de campeão nacional na casa do rival.

Não. Para compreender a grande e aprazível ironia temos que relembrar alguns fatos recentes do futebol português. Vamos a eles.

1. 20/12/2009, 14ª rodada da Liga Portuguesa - benfica x FC Porto, Estádio da Luz

No dia 20 de dezembro de 2009, benfica e FC Porto se enfrentaram pela 14ª rodada da Liga Portuguesa 2009/10.

Os dois clubes chegaram ao confronto separados por apenas 1 ponto, benfica em 2º na tabela com 30 pontos (os mesmos do líder Braga) e FC Porto em 3º com 29 pontos.

O jogo foi vencido pelo benfica, por 1x0, em gol cujo lance foi precedido por impedimento de um jogador vermelho. Impedimento não assinalado pelo árbitro Lúcilio Baptista (o mesmo que viu pênalti inexistente a favor do benfica na final da Taça da Liga 2008/09, o que deu o empate com o Sporting; empate este que levou à decisão para os pênaltis e foi ganha pelos vermelhos).

Este foi o último jogo de Hulk pelo FC Porto em três meses. Hulk, que já era o melhor jogador do campeonato português, e que foi alvo de uma emboscada no famoso túnel da Luz.

Emboscado (provocado) por um segurança particular (do benfica) que não poderia estar onde se encontrava (contrariando as normas da Liga), Hulk reagiu à provocação e, por conta disso, foi alvo de uma inédita suspensão preventiva por parte da Comissão Disciplinar da Liga. Para além de Hulk, também foi suspenso o romeno Sapunaru.

Depois de dois meses* de suspensão preventiva, a Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Hulk por quatro meses.

Não vou aqui entrar nos detalhes das normas e regras envoltas a esse caso, para não me alongar muito. Contudo, digo apenas que: todos os grandes nomes do direito desportivo em Portugal afirmavam que a suspensão de Hulk deveria ser de, no máximo, 4 JOGOS e jamais 4 meses.

O FC Porto recorreu. E, um mês depois (ou seja, com Hulk TRÊS MESES fora de competição), o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa reduziu a suspensão para 04 JOGOS. Ou seja, o FC Porto ficou sem o seu principal jogador por três MESES quando deveria, na realidade, ter ficado apenas quatro JOGOS.

Em suma, foi no Estádio da Luz, ou melhor, no TÚNEL DA LUZ que o FC Porto começou a perder o seu segundo pentacampeonato nacional (recorde de títulos consecutivos em Portugal, diga-se).

Foi no túnel da Luz que o benfica viu seu rival ser enfraquecido, o que, evidentemente, ajudou na caminhada do título daquilo que eu chamo de “Liga dos Túneis”.

Estádio da Luz onde o FC Porto poderá celebrar a reconquista do título nacional. A reconquista da glória perdida justamente no campo de batalha (ou melhor, túnel de batalha) que foi determinante para a perda do campeonato de 2009/10.

*Antes de avançar para o segundo ponto, gostaria de chamar a atenção para algo.

No campeonato passado, Hulk foi suspenso preventivamente (inédito, repito) e sua suspensão preventiva perdurou por dois meses, até que saísse a “condenação” definitiva de quatro meses (que deveria ter sido 04 jogos, como já foi explicado).

O curioso é que Hulk passou esse tempo todo suspenso por alegadas agressões a um segurança privado que não poderia estar onde se encontrava. Alegadas agressões porque não há imagens elucidativas para a comprovação do fato.

O treinador do benfica, Jorge Jesus, por sua vez, agrediu em pleno gramado da Luz um jogador do Nacional da Madeira. Faz dois meses. Dois meses e até hoje não há uma decisão por parte da Comissão Disciplinar da Liga.

Semanas depois da agressão ao jogador do Nacional, Jorge Jesus voltou a mostrar sua agressividade no campo da Luz, desta feita ao fim de um jogo contra o Marítimo (ganho no último segundo dos acréscimos, com gol de Fábio Coentrão que deveria ter sido expulso bem antes, por agressão, mas o árbitro entendeu que não).

As duas cenas se passaram à vista de todos e de todas as câmeras de televisão. Foi visível. Indiscutível.

E a punição? Pois é, até hoje NADA.

Vamos ao ponto 2.

2. 02/05/2010 29ª rodada da Liga Portuguesa – FC Porto x benfica, Estádio do Dragão

O FC Porto recebeu o rival na penúltima rodada do campeonato.

Naquela ocasião, os vermelhos estavam em completo êxtase com a possibilidade de se sagrarem campeões no Estádio do Dragão. Bastava vencerem o FC Porto que teriam o prazer de celebrarem o título no estádio do rival.

Claro que a imprensa de Lisboa propagandeou** esta oportunidade como se fosse o maior feito histórico da galáxia e de todo o universo.

E foi assim que se viu um movimento de “reserva”, no qual os torcedores vermelhos, em êxtase coletivo ante a possibilidade conquistarem seu segundo título nacional em 16 anos e logo no estádio do FC Porto. Eles iam a locais públicos e colocavam faixas onde se lia “reservado”, como se aquele local específico estivesse reservado para a festa do título.

Na cidade do Porto, fizeram algo semelhante, com uma faixa escrita “reserbado”, a ironizar a pronúncia portuense, em que, por vezes, se troca o “v” pelo “b”.

Bem, o FC Porto, mesmo prejudicado por erros da arbitragem (expulsão do Fucile, por exemplo), venceu por categóricos 3x1, mostrou quem manda no Estádio do Dragão (por sinal, o benfica veio a sentir isso ainda mais intensamente já na atual temporada, com os 5x0 inesquecíveis) e adiou a possibilidade de título dos vermelhos para a última rodada do campeonato (eles brigavam ponto a ponto com o Braga, que também, por coincidência, fora prejudicado por suspensões de alguns de seus melhores jogadores).

**Propaganda aqui empregada não no sentido publicitário, mas sim em sua acepção de se aproveitar da baixa capacidade das massas em compreender ideias abstratas, recorrendo ao apelo emocional; o uso da comunicação social como meio de se obter o convencimento e homogeneização do pensamento.

Conclusão

Eis que chegamos, enfim, à grande ironia.

O FC Porto poderá conquistar seu 25º título nacional (18º em 27 anos) em pleno Estádio da Luz.

O mesmo Estádio da Luz em que se viu extremamente prejudicado na temporada passada e ficou, assim, mais enfraquecido na busca de seu segundo pentacampeonato nacional.

E no estádio do seu maior rival, a 5 rodadas do fim, pouco menos de um ano depois de ver os rivais em êxtase coletivo com a possibilidade que tiveram de conquistar o título no Estádio do Dragão.

No ano passado, viram o desejo ser reduzido a pó por uma enorme exibição do FC Porto.

Este ano, estão todos apreensivos e nervosos, com o fato de poderem ver o FC Porto se sagrar campeão nacional justamente no estádio deles.

Será ou não será uma belíssima ironia?

Eu diria que é uma reserbada ironia... Força Porto, allez!

Nenhum comentário: