quinta-feira, 31 de março de 2011

Antevisão: benfica x FC Porto


Depois da pausa para os compromissos das seleções nacionais, o FC Porto voltará aos jogos do Campeonato no próximo domingo, em confronto que contará para a 25ª rodada da Liga Portuguesa.

Não será um jogo qualquer. O FC Porto se deslocará a Lisboa, onde defrontará o seu maior rival, benfica, naquele que é o maior clássico do futebol português, cuja rivalidade vai muito além do futebol (como pode ser lido aqui: http://emanuel-junior.blogspot.com/2009/12/fc-porto-x-benfica-uma-rivalidade-que.html).

Mais do que isso, tratar-se-á do jogo em que o FC Porto poderá se sagrar campeão nacional com cinco (5) rodadas de antecedência. Para tanto, basta aos portistas vencer a peleja e assim conquistarão o 5º título nacional em 6 anos, o 18º título em 27 anos.

Com 22 vitórias e 2 empates em 24 jogos disputados, o FC Porto é líder invicto e absoluto do campeonato português, com 13 pontos de avanço sobre o segundo colocado, que é o seu próximo adversário. Os dragões têm também o melhor ataque (sobre o ataque azul e branco: http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/03/fc-porto-101-gols-em-201011.html), melhor defesa e artilheiro do campeonato.

Os números deste ano mostram que, em uma Liga sem túneis (e suas emboscadas aos adversários) e suspensões arbitrárias da Comissão Disciplinar (como foram vítimas Hulk e Sapunaru, por exemplo), os azuis e brancos são superiores aos seus oponentes.

No primeiro turno, o FC Porto humilhou o seu rival, com uma goleada histórica de 5x0 no Estádio do Dragão (a respeito desta marcante goleada: http://emanuel-junior.blogspot.com/2010/11/fc-porto-5x0-benfica-uma-goleada-que.html). Foi um verdadeiro baile azul e branco, com domínio completo do seu adversário, do qual não tomou conhecimento. Gols de: Varela 11', Falcao 24' e 28', Hulk 79' e 90'.

Este será, portanto, um grande jogo, com muito em disputa: enorme rivalidade; possibilidade de título em pleno estádio do grande rival; adversário humilhado que tentará redimir a sua imagem perante o seu público; etc..

O jogo será no domingo, dia 03 de abril de 2011, às 16h30m (Brasil), no Estádio da Luz, Lisboa.

Histórico de Confrontos

... . a) Geral:

FC Porto e benfica já se enfrentaram 211 vezes em toda a história. O equilíbrio entre os dois rivais é enorme, com 79 vitórias para cada lado.

Jogos – 211

Vitórias do FC Porto – 79

vitórias do benfica – 79

Empates – 53

... .. . b) Na Liga Portuguesa:

Pela Liga Portuguesa, o FC Porto tem ligeira vantagem sobre o seu rival: 59 vitórias contra 53.

Jogos – 153

Vitórias do FC Porto – 59

vitórias do benfica – 53

Empates – 41

... ... c) Últimos dez jogos entre benfica e FC PORTO para o Campeonato Nacional:

2000/01 SL Benfica - FC PORTO (2-1) derrota
2001/02 SL Benfica - FC PORTO (0-0) empate
2002/03 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2003/04 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2004/05 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2005/06 SL Benfica - FC PORTO (1-0) derrota
2006/07 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2007/08 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2008/09 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2009/10 SL Benfica - FC PORTO (1-0) derrota

Balanço:
V - 3
E - 4
D - 3
GM - 7
GS – 7

Como se pode verificar, há um grande equilíbrio nas últimas 10 vezes em que benfica x FC Porto se defrontaram no Estádio da Luz.

Além das três vitórias para cada lado, os resultados deixam bem claro o quão equilibrado tem sido este clássico quando disputado na Luz: todas as seis vitórias foram conquistadas pela diferença mínima de um gol (sendo que se verificou o 1x0 ou 0x1 em cinco ocasiões); os quatro empates foram todos 0x0 ou 1x1.

Ou seja, os números demonstram que se trata de um clássico em que tudo pode acontecer.

Curiosidade: reparem que depois da vitória em 2004/05, o FC Porto perdeu e empatou antes de voltar a vencer em 2007/08. De lá para cá, aconteceu um empate e uma derrota... Seria, então, a vez da vitória portista?

O retorno ao Estádio da Luz e a possibilidade do título na casa do rival

Na temporada 2009/10 um jogo foi determinante para a trajetória portista e benfiquista: o benfica x FC Porto realizado na Luz, dia 20 de dezembro de 2009, válido pela 14ª rodada da Liga.

FC Porto e benfica chegaram a este jogo separados por um ponto – FC Porto 29 e benfica 30. O líder do campeonato era o Braga, com os mesmos 30 pontos do benfica.

O jogo foi vencido pelo benfica, por 1x0, em gol cujo lance foi precedido por impedimento de um jogador vermelho. Impedimento não assinalado pelo árbitro Lúcilio Baptista (o mesmo que viu pênalti inexistente a favor do benfica na final da Taça da Liga 2008/09, o que deu o empate com o Sporting; empate este que levou à decisão para os pênaltis e foi ganha pelos vermelhos).

E foi após este jogo que o FC Porto ficou sem Hulk e Sapunaru por 3 meses, após a famosa emboscada do Túnel da Luz e a inédita (e arbitrária) decisão da Comissão Disciplinar da Liga.

Além deste fato, há um outro muito interessante.

No ano passado, o benfica foi ao Estádio do Dragão com possibilidades de ser campeão no estádio do FC Porto com uma rodada de antecedência. Apesar do êxtase vermelho com essa possibilidade e da propaganda que foi feita em torno disso por certos veículos de comunicação, o FC Porto mostrou dentro de campo que no Dragão a conversa é diferente e bateu o rival por categóricos 3x1.

Pois bem, não é que no próximo domingo é o FC Porto quem poderá se tornar campeão nacional (e com cinco rodadas de antecedência, não apenas uma, como os vermelhos no ano passado) no estádio do seu rival?! Logo o estádio cujo túnel foi tão preponderante para a competitividade do campeonato anterior... Pois é, a isso chamei “reservada ironia” (para compreender melhor: http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/03/reserbada-ironia.html).

O árbitro

O árbitro do jogo será Duarte Gomes, de Lisboa.

Pois é, jogo decisivo, que poderá valer o título ao FC Porto e o árbitro escolhido é de Lisboa...

Punição a Jorge Jesus, para quando?

No campeonato passado, Hulk foi suspenso preventivamente (inédito) e sua suspensão preventiva perdurou por dois meses, até que saísse a “condenação” definitiva de quatro meses (que deveria ter sido 04 jogos - http://emanuel-junior.blogspot.com/2011/03/reserbada-ironia.html).

O curioso é que Hulk passou esse tempo todo suspenso por alegadas agressões a um segurança privado que não poderia estar onde se encontrava. Alegadas agressões porque não há imagens elucidativas para a comprovação do fato.

O treinador do benfica, Jorge Jesus, por sua vez, agrediu em pleno gramado da Luz um jogador do Nacional da Madeira. Faz dois meses. Dois meses e até hoje não há uma decisão por parte da Comissão Disciplinar da Liga.

Semanas depois da agressão ao jogador do Nacional, Jorge Jesus voltou a mostrar sua agressividade no campo da Luz, desta feita ao fim de um jogo contra o Marítimo (ganho no último segundo dos acréscimos, com gol de Fábio Coentrão que deveria ter sido expulso bem antes, por agressão, mas o árbitro entendeu que não).

As duas cenas se passaram à vista de todos e de todas as câmeras de televisão. Foi visível. Indiscutível.

E a punição? Pois é, até hoje NADA.

Conclusão

Estão aí alguns dados e algumas referências para se compreender melhor a importância e tudo o que envolve este jogo.

Resta-nos esperar pelo domingo, às 16h30m, para que o jogo comece e possamos, ao seu final, celebrar a conquista do XXV título de campeão nacional (o 5º em 6; 18º em 27).

Força Porto, allez!

Nenhum comentário: