segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FC Porto – único invicto e o melhor aproveitamento de pontos em toda a Europa


O FC Porto venceu ontem, fora de casa, o Sporting Braga por 0x2 (Otamendi 2x) e chegou aos 56 pontos em 60 disputados no Campeonato Português. Esta foi a 18ª vitória portista em 20 jogos, que tem ainda 2 empates, mantendo, portanto a invencibilidade no Campeonato após completar 2/3 da competição.

A invencibilidade azul e branca na Liga faz dos portistas os únicos invictos em campeonatos nacionais na Europa – sim, isso mesmo, o FC Porto é o único clube da Europa que não perdeu um jogo sequer em seu torneio interno.

Para além da invencibilidade, a fenomenal campanha dos Dragões traz consigo outro destaque: é o melhor aproveitamento dos pontos disputados entre os campeonatos nacionais no Velho Continente.

As suas 18 vitórias em 2 empates em 20 jogos permitiram ao FC Porto conquistar, como já foi referenciado, 56 dos 60 pontos que disputou. Isto significa que os comandados de André Villas-Boas têm um aproveitamento de 93,33(3)% dos pontos disputados. Um feito sem igual em toda a Europa em 2010/11.

A título comparativo, nem mesmo o Barcelona, e sua badalada campanha em La Liga, iguala os números espetaculares do FC Porto: os catalães venceram 20 jogos, empataram 2 e perderam 1, conquistando 62 dos 69 pontos disputados, o que dá 89,8% de aproveitamento – abaixo dos 93,3% do FC Porto.

O Manchester United, que lidera a Premier League e até outro dia ainda estava invicto, tem um percentual de aproveitamento baixo, se comparado ao FC Porto, pois apesar de só ter sofrido 1 derrota, soma 9 empates. Os “red devils” têm 57 dos 78 pontos que disputou – aproveitamento de 73% dos pontos.

Na Alemanha, o Borussia Dortmund caminha a passos largos para a conquista do título da Bundesliga (o que já não acontece desde 2001/2002). Contudo, embora tenha confortáveis 10 pontos de avanço para o segundo colocado (o FC Porto tem 11 pontos no momento, com o segundo colocado tendo um jogo a menos), o Dortmund já perdeu 2 vezes e empatou 4, em 22 jogos. São 52 pontos em 66 disputados, ou seja, 78,8% de aproveitamento.

Como é possível perceber, a trajetória do FC Porto em 2010/11 é espetacular e sem igual, se comparado aos demais campeonatos nacionais da Europa.

A cada rodada, a cada nova vitória, os portistas dão um passo firme rumo à reconquista do título nacional (será o 5º em 6 anos; o 7º em 9). Após a Liga dos Túneis de 2009/10, em que forças alienígenas ao futebol interferiram em demasia na competitividade das quatro linhas, o FC Porto em 2010/11 dá uma clara e inequívoca demonstração de força e superação – por mais que isso custe a ser admitido por muitos, é a verdade.

Em condições normais, é isto o que se verifica: um FC Porto imbatível no Campeonato e com um aproveitamento de pontos sensacional.

Nenhum comentário: