terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Orkut e a "Aldeia Global"

Matéria escrita ano passado e publicada originalmente no www.novometal.com, agora compartilha com aqueles que freqüentam este espaço. Espero por comentários e críticas (positivas, negativas e, acima de tudo, construtivas). Abraços

Em 1964 um canadense chamado Marshall McLuhan falou que a tecnologia e os avanços da comunicação faziam do mundo uma “Aldeia Global”. Na época, muitos o consideravam um louco por suas afirmações de que não haveria mais fronteiras e as distâncias no espaço e no tempo se dissipariam. Hoje em dia, na “era eletrônica” tudo parece ser mais fácil. O Orkut é uma grande exemplo desta facilidade e, também, ao mesmo tempo, um belo exemplo de como aquele canadense estava correto em suas ponderações.

Vivemos em um mundo onde a comunicação se torna a cada dia mais fácil, onde a informação chega até nós de forma mais rápida e ágil, muitas vezes em tempo real. Não apenas as informações como também a transferência de conhecimentos e a ampla possibilidade de interação humana se tornaram mais simples, econômicas e céleres. Ao mesmo tempo em que isso acontece, também se simplificam e refinam o controle e a vigilância do meio social como um todo.

Em 1964 o canadense Marshall McLuhan publicou o livro Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem, onde apontava a importância da evolução tecnológica para a história da humanidade. O progresso e as inovações tecnológicas, segundo McLuhan, pontuam e marcam o desenvolvimento humano, uma vez que são essenciais na transformação social, gerando novos padrões de vida e mudanças culturais.

A tecnologia e as inovações tecnológicas são responsáveis pela evolução da comunicação em geral. Na era eletrônica, a massificação da comunicação permite a aproximação social em larga escala, com a relativização das fronteiras e das distâncias no espaço e no tempo, em essência seria essa a idéia de “Aldeia Global” prevista por McLuhan ainda na primeira metade dos anos 60.

Encontramo-nos, nos dias correntes, imersos em uma sociedade onde impera a cultura eletrônica, na qual há um forte apelo por parte dos meios de comunicação à integração sensorial, isto é, o estímulo à massificação da difusão das mensagens. Os meios e canais não constituem apenas uma forma comunicativa, mas determinam o próprio conteúdo da comunicação.

O Orkut e a interação humana sem fronteiras

O Orkut é um sítio de relacionamento virtual, onde as pessoas procuram se comunicar com as outras e criar novas amizades. Talvez seja a rede social da Internet mais bem sucedida e popular. No Brasil é o mais popular inquestionavelmente. Aproximadamente 25 milhões de pessoas de todo o mundo, a grande maioria é brasileira (cerca de 65%), estão cadastradas no Orkut e utilizam suas ferramentas para interagirem.

Criado em janeiro de 2004, o Orkut conseguiu transformar de forma contundente o cotidiano de milhões de pessoas. Com o sítio as pessoas passaram a ter necessidades que não tinham antes, criou-se, para muitos, um hábito e uma dependência que não existia até o surgimento desta rede social virtual. A facilidade de se comunicar com todos os seus amigos, independentemente de onde estejam, a possibilidade se fazer novas amizades e trocar conhecimentos e informações, são características fundamentais do Orkut.

Neste sítio, as pessoas têm a possibilidade de, se souberem usar a ferramenta de maneira adequada, expandirem seus conhecimentos e cultura; para além de conhecerem pessoas com as quais tenham afinidades e com quem possam vir a trocar mais informações a respeito daquele assunto que as aproxima. As pessoas podem, também, utilizar as ferramentas do sítio como uma forma mais simples de comunicação e interação com seus amigos e conhecidos.

Se na era eletrônica nós podemos considerar o mundo como uma “Aldeia Global”, onde o espaço e o tempo se dissipam, e a aproximação social ocorre em larga escala, indubitavelmente, o Orkut é um excelente exemplo deste fenômeno propiciado pelos avanços tecnológicos. Não importa onde estejam, se são vizinhos de rua ou se moram em continentes diferentes, a comunicação e a interação se darão quase que simultaneamente.

Os avanços tecnológicos marcam o desenvolvimento humano, criam novos padrões e geram mudanças culturais. O meio influencia diretamente as ações e associações humanas. O Orkut é, portanto, a experiência prática e a prova cabal de como Marshall McLuhan, no longínquo ano de 1964, estava correto em suas afirmações.

3 comentários:

marla faria disse...

já tinha ouvido falar desse cara e desssas coisas q ele escreveu,sobre "aldeia global",dei no colégio...
é realmente a mais pura verdade...depois do orkut as pessoas criaram hábitos,pior,necessidades que não tinham antes,né senhor Emanuel?!
hun!
:p
ta ótimo o texto amor,tem alguns erros nas palavras...mas é besteirinha!
te amo!
p.s. to agonizando de saudade!
:D

Anônimo disse...

Aê, pela primeira vez vou comentar aqui. Tenho lido o blog desde o começo, eu só não tenho motivação pra comentar. é mais por disciplina mesmo, pq se fosse comentar todos os blogs que leio eu tava lascado, mas eu prefiro ler e deixar as idéias remoendo na minha cabeça. E seguindo as recomendações no inicio do post, aqui vão minhas considerações:

I) Alvaro Viera Pinto, ecomista brasileiro assim escreveu:

"Uma coisa é mexer-se um pouco com barro, outra é segurar uma vasilha para beber, e outra ainda é toma-la nas mãos para apreciar a beleza dos desenhos e do colorido que lhe foi dado pela arte cerâmica. Nos três casos imaginados como exemplo temos a mesma matéria, mas três graus diferentes de manuseio, representados por três modalidades de ser, com tudo quanto há de signficado particular para cada um; o que determina a diferença entre estes três modos é a operação de trabalhador, que imprime em cada caso à substância bruta original que condicional a diferentes possibilidades de manuseio".

Me desculpe o diletantismo filosofico aqui, mas não encontrei melhor exemplo. acho que esse pensamento se adapta bem pra estudar o orkut, ou a internet de modo geral. Você informa que: Aproximadamente 25 milhões de pessoas de todo o mundo, a grande maioria é brasileira (cerca de 65%). Penso que desses 65% de brasileiros uns 40% estão só apreciando a "beleza dos desenhos e o colorido do orkut". Pouco coisa há de produtivo no orkut, e pouca é a exigência dos usuários para com boas informações, afinal no orkut o importante é que ter que o dizer, não importa a barbaridade, escrevendo tá bom. e assim muitas das informações discutidas não passa de vaidades depositadas num buraco sem fundo que é a internet.


II) O discurso ideológico:
O progresso e as inovações tecnológicas (...) pontuam e marcam o desenvolvimento humano. Alvaro Viera Pinto indica tambem o cuidado que se deve ter com o discurso ideologico de quem detem a tecnologia. Propagar que progresso e as inovações tecnológicas pontuam e marcam o desenvolvimento humano, é uma mentira deslavada. Temos bons computadores, tvs e celulares. Mas isso não diz nada sobre o desenvolvimento humano na arte, na filosofia, na religião afinal o desenvolvimento humano ao meu ver - e de acordo com meus estudos recentes, está de acordo com a busca pelo sentido da vida (Favor ler: Sede de Sentido - Viktor Frankl). E bem, você concorda que pelo menos a arte e a filosofia mediavel - é muito mais estruturada do que a contemporânea nesta questão.


III) Estamos no orkut, e daí ?
É o brasileiro que passa mais tempo conectado na internet, isso me assusta mais do que me deixa feliz. Penso que se passamos mais tempo na internet é porque em contrapartida não há nada de bom pra se fazer fora dela como: Passear, brincar, estudar, pesquisar, se entreter de forma geral. Por insegurança, porque temos medo de socializar de forma correta. Fazer parte de uma "tribo" qualquer e repudir o "sistema" está longe de ser socialização.

Como tem no livro de Frankl: Pessoas que se sentem frustradas na sua vontade de sentido tendem a refurgiar-se em diversões baratas. E é isso que somos hoje, uma nação jovem frustada que tem o orkut como sua droga mais barata.

No entanto você deixa bem claro: "as pessoas têm a possibilidade de, [se souberem usar a ferramenta de maneira adequada], expandirem seus conhecimentos e cultura; para além de conhecerem pessoas com as quais tenham afinidades e com quem possam vir a trocar mais informações a respeito daquele assunto que as aproxima."
Estamos usando o orkut aqui, a internet de forma geral pra trocar ideias e tudo mais e tempos medo de ir a pé a casa de um amigo, não vamos a um parque não há nada lá. Sto Tomás de Aquino diz que ser forte é uma virtude, mas ele não pode ser uma virtude isolada. A força só é virtude acompanha de fé, caridade e justiça.
É muito facil pra quem usa o discurso do progresso e na inovação fazer os outros se sentirem fortes, no orkut todo mundo quer ter a razão a força. Ser forte e apenas forte no Orkut é facil, dificil é na vida real.

Essa Aldeia Global me parece mais uma barraca safada muito bem vendida.

Bem, me desculpe se fui longe nos comentários. Mas, acho que contribui um pouco, muito pouco. melhor que nada =D

Valeu!

Anônimo disse...

e bem, desculpe-me pelos erros de português. Pô é 01:17 da manhã. Blz!