quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Al Jazeera

O primeiro texto que irei publicar se trata de uma adaptação de um trabalho que fiz para a faculdade. Esta adaptação foi feita para ser publicada no www.novometal.com e, portanto, algumas pessoas já o conhecem.

A partir de 11 de setembro de 2001 a opinião pública ocidental passou a tomar conhecimento a respeito de uma tal de Al Jazeera. Depois dos atentados nos EUA, essa rede de TV árabe passou a ter destaque em todo o planeta, por ser um porta-voz do mundo árabe e por transmitir, sem censuras ou filtros, a (dura) realidade daquele povo. Nesta matéria vocês irão conhecer um pouco mais a respeito desta empresa, como e quando surgiu, qual a sua irmportância e qual o perfil de sua audiência.

O que é a Al Jazeera

Canal árabe de notícias lançado em novembro de 1996. Tem como principal missão transmitir a notícia da forma como ela é vista, como os fatos realmente acontecem. Al Jazeera significa “península” ou “ilha” em árabe, este nome tem um significado muito interessante, uma vez que o canal possui ampla liberdade de expressão, mesmo se encontrando em uma região onde a censura à imprensa é intensa. Ela seria, então, uma pequena ilha de liberdade de imprensa cercada por um enorme mar de censura e repressão. A Al Jazeera retrata os fatos e acontecimentos do mundo árabe com uma visão própria e bem diferente daquela massificada pelos meios de comunicação ocidentais.

Desde o seu primeiro momento a Al Jazeera se propôs a mostrar ao mundo árabe aquilo que acontece no mundo árabe. Por conta de seu posicionamento contestador, que não se submete aos filtros ocidentais, o canal de notícias passou a ser referência mundial, ganhou destaque e o respeito dos governantes ocidentais, e, evidentemente, passou a ser alvo de críticas e insatisfações por parte dos governos, principalmente, dos EUA e Israel.

As duas últimas invasões estadunidenses a países islâmicos deram grande destaque a Al Jazeera. Enquanto os canais CNN e FOX passavam pelo filtro do governo dos EUA antes de transmitirem qualquer notícia ou imagem da guerra (no Afeganistão e no Iraque), a Al Jazeera estava lá, veiculando o sofrimento do povo, a destruição das cidades, os ataques a alvos civis, os corpos de crianças mutiladas por bombas, etc..

A empresa possui 30 escritórios e dezenas de correspondentes espalhados ao redor do mundo. Os seus correspondentes abrem uma nova perspectiva para o mundo das notícias, ao noticiarem os fatos de forma mais independente e fora do controle das censuras.

Em 2001 foi criado o sítio aljazeera.net (em árabe) e naquele ano chegou ao topo da mídia árabe. Já em 2002 o sítio recebeu mais de 161 milhões de visitas. Em 2006 foi lançada a versão na língua inglesa do aljazeera.net.

A importância da Al Jazeera

Diante de um cenário dominado e controlado por um pequeno grupo de empresas, cujo principal objetivo não é transmitir a verdade, mas sim os interesses de governos e dos anunciantes, a Al Jazeera exerce um papel extremamente importante para todos aqueles que se preocupam com a verdade e andam à procura de respostas mais próximas à realidade dos fatos.

É fundamental a existência de um canal como a Al Jazeera, primeiramente para os árabes, que têm a possibilidade de assistirem a um canal que fala diretamente para eles e se preocupa verdadeiramente com eles; segundo para todos aqueles que defendem, honestamente, a liberdade de imprensa e a liberdade de opinião e se recusam a aceitar um mundo moldado sob os interesses espúrios de um “seleto” grupo que tenta controlar todas as esferas da civilização, a fim de manter sob seu controle a opinião pública e formar um consenso a seu favor.

O Perfil da Audiência*

Cerca de 40 milhões de pessoas assistem a Al Jazeera. A maioria se encontra no mundo islâmico, porém há também os árabes que assistem nos EUA, através de TV por satélite.

Idade e Sexo

15-29 anos: masculino 25% / feminino 13%
30-39 anos: masculino 20% / feminino 10%
Acima de 40 anos: masculino 21% / feminino 11%

Área

Rural: 6%
Suburbana: 27%
Urbana: 67%

Formação Escolar

Primária: 34%
Secundária: 37%
Universitária e acima: 29%

Religião

Muçulmana: 96%
Cristã: 2.4%
Judaica: 0.2%

*Fonte: http://www.allied-media.com/aljazeera/JAZdemog.html

Podemos, em resumo, dizer que a audiência da Al Jazeera é majoritariamente masculina (66%) e abaixo dos 40 anos de idade (68%); tem sua inserção concentrada nas áreas urbanas e suburbanas (94%); no tocante à formação escolar a maioria se constitui por não universitários (71%); e, o dado mais óbvio, 96% da audiência é muçulmana. Por fim, não se pode ignorar um dado importante: 44% da audiência é feminina, o que chega a ser surpreendente se levarmos em consideração as restrições que existem às mulheres na cultura islâmica.

Um comentário:

marla faria disse...

como sempre brilhante meu anjo!
aquele conto q diz q tudo q um certo cidadão toca vira ouro...pra vc,é o seguinte: tudo q vc escreve já é ouro!
parabéns ta otimo!
beijão te amuuuuuuu!