sexta-feira, 2 de março de 2012

Antevisão: benfica x FC PORTO



Hoje, os atuais campeões nacionais, FC Porto, vão a Lisboa enfrentar o seu maior rival, benfica, em um jogo de extrema importância para as contas da Liga 2011/12. Quem vencer assumirá a liderança isolada na competição, já que ambos se encontram em igualdade pontual no primeiro lugar, com 49 pontos conquistados ao fim de 20 rodadas - 15 vitórias, 4 empates e 1 derrota para os dois lados; o FC Porto ocupa a primeira colocação por critérios de desempate (34 gols de saldo x 31 do rival).

Depois de terem tirado uma diferença de 5 pontos para os rivais em apenas duas rodadas, os portistas pretendem ampliar ainda mais a recuperação e se distanciar na liderança do Campeonato, abrindo 3 pontos de vantagem sobre o benfica. Caso vençam o jogo, os Dragões, além de se isolarem à frente da Liga, poderão relegar o grande rival para o terceiro lugar, caso o Braga vença o seu jogo no fim de semana (assim, os bracarenses assumiriam a segunda colocação).

As duas últimas deslocações do FC Porto a Lisboa, para enfrentar o histórico oponente, foram de felizes recordações.

Em 03 de abril de 2011, o FC Porto conquistou o título de Campeão Português, com 5 rodadas de antecipação, em pleno estádio da Luz. Com a vitória por 1x2, os portistas puderam celebrar o 25º título nacional de sua história. O benfica, de forma vergonhosa, tentou estragar a festa azul e branca, apagando as luzes do estádio (da Luz, irônico, não?) e ligando o sistema de irrigação do gramado. Mas nem esta atitude antidesportiva foi suficiente para apagar a chama do Dragão que reluzia resplandecente na capital portuguesa.

Duas semanas depois, no dia 20 de abril de 2011, os portistas foram novamente a Lisboa enfrentar o grande rival, desta feita o jogo valia pela Taça de Portugal e o FC Porto tinha uma desvantagem de 0x2 no jogo de ida da semifinal da competição, realizado no Dragão. Em uma jornada épica, os azuis e brancos deram a volta à eliminatória e bateram, com grande classe e superioridade, o benfica por 1x3 (chegaram a estar a vencer por 0x3, mas o Benfica diminiu, de pênalti, e o placar ficou em 1x3). Desta forma, os Dragões puderam celebrar a ida à final da segunda mais importante competição portuguesa. Mais uma celebração no campo de seu principal antagonista.

Histórico de Confrontos

a) Geral

FC Porto e benfica já se enfrentaram 214 vezes em toda a história. Há um enorme equilíbrio neste que é o maior clássico português, porém os portistas levam ligeira vantagem: 81 vitórias x 79.

Jogos - 222
Vitórias do FC Porto - 86
Vitórias do benfica - 82
Empates - 54

b) Na Liga Portuguesa

Pela Liga Portuguesa, a vantagem do FC Porto é um pouco maior. Ao fim de 155 jogos, os azuis e brancos têm 60 vitórias, contra 53 dos vermelhos.

Jogos - 156
Vitórias do FC Porto - 61
Vitórias do benfica - 53
Empates - 42

c) Últimos dez jogos entre benfica e FC Porto pelo Campeonato Nacional:

2001/02 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2002/03 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2003/04 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2004/05 SL Benfica - FC PORTO (1-0) derrota
2005/06 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2006/07 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2007/08 SL Benfica - FC PORTO (1-1) empate
2008/09 SL Benfica - FC PORTO (0-1) vitória
2009/10 SL Benfica - FC PORTO (1-0) derrota
2010/11 SL Benfica - FC PORTO (1-2) vitória

Balanço:
V - 5
E - 3
D - 2
GM - 9
GS - 6

Como podemos verificar, o FC Porto tem uma ligeira vantagem sobre o seu grande rival quando vai ao campo deste o defrontar. Nas últimas dez vezes que foi a Lisboa, os Dragões voltaram com 5 vitórias e apenas sofreram 2 derrotas.

Além disso, também é possível perceber que se trata de jogos extremamente equilibrados, em dez jogos, só foram marcados 15 gols, sendo 9 dos visitantes (FC Porto) e 6 dos donos da casa (benfica). 

Portanto, não é de se esperar, a princípio e a julgar pelo histórico do confronto, um jogo com muitos gols. Além do fato de, no caso do embate de hoje, a vitória valer mais do que meros 3 pontos, significará, também, a obtenção da liderança isolada do Campeonato, que, este ano, tem sido muito equilibrado e competitivo entre os três primeiros classificados - FC Porto,  benfica e Braga.

O árbitro:

Será Pedro Proença, de Lisboa.

Lista de Convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali.

Defesas: Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira e Alex Sandro.

Médios: Fernando, João Moutinho, Defour e Lucho González.

Avançados: Hulk, James, Cristian Rodríguez, Iturbe, Kléber, Djalma e Janko.

O jogo: realiza-se hoje, dia 02 de março de 2012, no Estádio da Luz, às 17h15m (Brasília).

TRANSMISSÃO: Bandsports (27, Sky).

Desnecessário reforçar a importância e a dificuldade deste jogo.

Temos que vencer para voltarmos à liderança isolada.

Força Porto, allez!

PS. Imagem de autoria de Bruno Sousa.

Nenhum comentário: