No próximo domingo, dia 07 de agosto, o FC Porto dará o pontapé inicial da temporada 2011/12, enfrentará o Vitória de Guimarães, no Estádio Municipal de Aveiro, em jogo que decidirá a Supertaça de Portugal.
A Supertaça é disputada entre o campeão nacional e o campeão da Taça de Portugal. Como o FC Porto ganhou tudo de forma absoluta na época 2010/11, incluindo o Campeonato e Taça, o seu opositor na Supertaça será o vice-campeão da Taça, Vitória de Guimarães (a final da Taça de Portugal ficou 6x2 para o FC Porto).
Depois de uma temporada absolutamente fantástica e inesquecível, em que conquistou a tríplice coroa – Liga Europa, Campeonato (invicto!!!) e Taça de Portugal – além da Supertaça de Portugal, os azuis e brancos entrarão em campo motivados e concentrados para levantar mais um trófeu e, assim, abrir a nova época da forma a que mais está acostumado: conquistando um título.
Com um novo treinador, Vitor Pereira, mas com o plantel praticamente igual ao da gloriosa temporada 2010/11, o FC Porto partirá com tudo para cima do Vitória de Guimarães.
FC Porto: mais títulos de Supertaça do que a soma de todos os demais
Os portistas têm um registro impressionante na Supertaça Cândido de Oliveira: 17 títulos em 32 edições. Ou seja, todos os demais campeões, somados, conquistaram 15 títulos, enquanto que os azuis e brancos já levantaram o trófeu em 17 ocasiões.
Estes números são a demonstração inequívoca do domínio portista no futebol português nos últimos 30 anos. Domínio este que se refletiu na conquista pelo FC Porto de muitos títulos, nacionais e internacionais. Com a Supertaça não foi diferente.
FC Porto: o clube com mais títulos em Portugal
Outro reflexo da hegemonia azul e branca no futebol português se verifica no número geral de títulos profissionais.
Há 29 anos, o FC Porto era o terceiro clube português em títulos, com 16 conquistas. Ao fim da temporada 2010/11, com os quatro títulos conquistados, o FC Porto alcançou a primeira colocação no ranking de títulos, ao somar 69 trófeus profissionais.
Se conquistar a sua 18ª Supertaça, o FC Porto ampliará a sua vantagem, atingindo a soma de 70 títulos em toda a sua história.
O ranking de troféus oficiais conquistados por clubes portugueses, atualmente, está assim:
1º. FC Porto, 69 (62 nacionais, 7 internacionais)
2º. benfica, 68 (66 nacionais, 2 internacionais)
3º. Sporting, 45 (44 nacionais, 1 internacional)
4º. Boavista, 9
5º. Belenenses, 7
Eis a lista dos 69 títulos oficiais conquistados pelo FC Porto em sua história:
Taça Intercontinental/Mundial Interclubes: 2
Taça dos Campeões da Europa/Liga dos Campeões: 2
Taça UEFA/Liga Europa: 2
Supertaça Europeia: 1
Campeonato Nacional: 25
Campeonato de Portugal: 4
Taça de Portugal: 16
Supertaça de Portugal: 17
Lista de convocados:
Guarda-redes: Bracali e Helton
Defesas: Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru e Sereno.
Médios: Belluschi, Guarin, João Moutinho, Ruben Micael e Souza.
Avançados: Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.
O jogo: disputa-se no domingo, dia 07/08/2011, no Estádio Municipal de Aveiro, às 17h (Brasília).
TRANSMISSÃO: RTP Internacional
Conclusão:
Ficam registrados alguns dados que anteveem este jogo.
O FC Porto poderá ampliar ainda mais a enorme vantagem que leva em conquistas deste trófeu e, mais importante do que isso, poderá ampliar vantagem sobre o seu maior rival no número de títulos oficiais em toda a história.
Força Porto, allez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário