quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pinto da Costa: eleito o melhor presidente de futebol do mundo

No dia em que completou 74 anos de vida, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi distinguido pelo Globe Soccer Awards com o prêmio "Carreira".

Pinto da Costa é o presidente com mais títulos na história do futebol mundial. Ao longo de seus 29 anos de presidência, o FC Porto conquistou 55 títulos, sendo 7 deles internacionais.

Por sinal, no Séc. XXI o FC Porto é o clube que mais vezes se sagrou campeão: são 24 títulos, contra 18 do segundo colocado, Barcelona.

No Globe Soccer Awards, que ocorreu em Dubai, além do prêmio "Carreira", concedido a Pinto da Costa, o FC Porto também foi nomeado para a premiação de melhor clube do mundo no ano de 2011, ao lado de Borrussia Dortmund e Barcelona (o clube catalão ficou com este prêmio).

Segue, abaixo, a relação dos 55 títulos conquistados pelo FC Porto ao longo dos 29 anos de presidência de Pinto da Costa:

2 Mundiais de Clubes
2 Ligas dos Campeões
2 Taças UEFA/Ligas Europa
1 Supertaça Europeia
18 Campeonatos Nacionais
12 Taças de Portugal
16 Supertaças de Portugal

A premiação da Globe Soccer Awards apenas veio reconhecer de maneira formal e com uma amplitude internacional aquilo que é óbvio: Pinto da Costa é o maior dirigente de clubes de todos os tempos.

Parabéns, Pinto da Costa, pelos seus 74 anos de vida e, claro, pelo devido e merecido reconhecimento através do prêmio "Carreira".

Nenhum comentário: